Home / FIFAMANIA News / Os melhores jogos de futebol para videogame

Os melhores jogos de futebol para videogame

Postado em

Os melhores jogos de futebol para videogame

Quando falamos de videogames de futebol, seu primeiro pensamento pode ser em relação ao FIFA. No entanto, como a EA e a FIFA romperam oficialmente os laços em 2022, é difícil saber o que esperar nessa categoria de jogo para os próximos anos.

A boa notícia é que, se você olhar para trás, encontrará muitos jogos de futebol incríveis e não tão populares assim. Eles foram alguns dos primeiros jogos que surgiram nos videogames e até mesmo em celulares, com personagens ainda em 8-bits.

Trazemos aqui uma lista com os melhores jogos de futebol já criados. Apesar de não terem gráficos e áudio incríveis, muitos deles irão lhe trazer uma nostalgia incrível. Portanto, acompanhe conosco essa lista.

Sensible Soccer

Criada em 1990, esta franquia foi uma das mais populares de futebol nos consoles antigos. Com seu primeiro jogo lançado em 1992, Sensible Soccer rapidamente se tornou a estrela da década.

Em relação a outros jogos, este ampliou o ponto de vista, mostrando mais do campo e permitindo a simplificação de passes e chutes. Tudo isso com 4 quadros de animação e 3 efeitos sonoros (um apito, um barulho de multidão e um som de chute estrondoso).

O ritmo acelerado do jogo conseguiu convencer os usuários de que os jogadores estavam usando o calcanhar, voleio, peito e outras habilidades em 4 frames usando o melhor motor gráfico: a imaginação.

Apesar de estar disponível para diferentes consoles ao longo dos anos, a versão SNES é a melhor do Sensible Soccer. Sua quantidade infinita de equipes (reais e personalizadas) e jogadores o tornam um dos jogos mais populares dos anos 90. Infinitas combinações de partidas podiam ser feitas, o que deixava os jogadores querendo jogar cada vez mais.

Além disso, a jogabilidade simples o torna acessível a quase todos. Com o tempo, até mesmo alguns dos modelos anteriores de smartphones tiveram suas próprias versões do Sensible Soccer.

Kick off 2

Assim como Sensible Soccer, Kick Off 2 é um jogo criado na década de 90 e que se tornou extremamente popular. Uma sequência direta de Kick Off, este jogo parecia muito com seu antecessor. No entanto, onde eles falharam antes, Amiga (o designer do jogo) deu o seu melhor nesta sequência.

Com uma combinação de elementos Kick Off e alguns discos de expansão, este jogo trouxe uma experiência cuidadosamente refinada. A atenção aos detalhes transformou um título divertido, mas às vezes incontrolável, em um produto que exigia muito mais habilidade.

Juntamente com torneios, árbitros com humores variados e – mais importante – menos bugs, esta sequência do Amiga tornou-se o modelo básico para videogames de futebol. Não é de admirar que, mesmo hoje, seja considerado um dos melhores jogos já feitos deste esporte. Os não envelheceram bem, mas sua jogabilidade ainda é nítida depois de todos esses anos.

É difícil, mas é assim que um jogo de esportes deve ser, e quando você consegue fazer movimentos suaves em um ritmo vertiginoso, começa a se sentir menos como uma louco e mais como um profissional. Há uma enorme variedade de chutes disponíveis, apesar de esse jogo ser jogado com um joystick de um botão.

FIFA Football

Rei dos jogos de futebol modernos, o FIFA merece seu lugar nesta lista. Não importa qual versão anual você escolha, ele será sempre um dos simuladores de jogos de futebol mais sofisticados da história.

O FIFA tem animações detalhadas, com recriação fiel de jogadores famosos e mecânica de jogo complexa (mas acessível) em campo. O seu diferencial, entretanto, está nas nuances e no esplêndido modo multiplayer.

Obviamente, a jogabilidade é excelente e é refinada a cada ano, mas ele mostra mais do que isso. A enorme seleção de modos, incluindo “The Journey” a “House Rules” e “Ultimate Team”, fornece repertório quase infinito.

Os gráficos são fantásticos, enquanto as diversas licenças mantêm o jogo o mais real possível. O FIFA 10 foi epítome de um equilíbrio perfeito entre fluência e polimento de recursos até agora. Com um controle de jogador de 360 graus, permitia que os jogadores deslizassem habilmente um passe com o ângulo certo para que o atacante corresse até a bola.

FIFA é tão popular que há, atualmente, competições desse jogo em tempo real. Inclusive, há uma Copa do Mundo de FIFA anualmente. Outros torneios, como a Liga dos Campeões virtual, também chamam a atenção dos espectadores, em parte pelas diversas opções de apostas que oferecem em plataformas online.

Pro Evolution Soccer

Pro Evolution Soccer, ou PES, como é popularmente conhecido, já foi a maior franquia de jogos de futebol do planeta. Apesar de ter alguns nomes de clubes incrivelmente bobos e genéricos para contornar o licenciamento (Man Blue para o Manchester City e MD White para o Real Madrid), PES foi uma franquia incrivelmente realista e desafiadora.

Com a Master League desenvolvida em uma configuração adequada de quatro divisões, incluindo promoção e rebaixamento, eles tinham seu equivalente próprio na Champions League. Em 2005, chegaram ao auge, quando conseguiram, finalmente, licença para utilizar nomes de jogadores reais.

No quesito jogabilidade, era tão fluído e dinâmico quanto os jogos de futebol reais. Não tão freneticamente insano quanto o Sensible Soccer, nem tão gloriosamente detalhado quanto o FIFA 18, mas oferecendo um maravilhoso meio-termo entre os dois extremos.

O jogador consegue fazer lançamentos profundos e disputar a bola na boca do gol. Com os botões corretos, pode fazer dribles e percorrer o campo. E, se for habilidoso o suficiente, pode até mesmo colocar a bola no fundo da rede.

Outro aspecto interessante no PES eram suas competições entre jogadores, inclusive profissionalmente. No entanto, graças ao monopólio da FIFA sobre as licenças, o incrível fenômeno do “Ultimate Team” e inúmeras melhorias na jogabilidade, o PES não conseguiu seguir competindo.

Hoje, rebatizada como eFootball, esta franquia ainda não conseguiu recuperar o seu status. Apesar de continuar sendo a favorita de muitos jogadores, ainda está longe de ser a mais popular.

Football Manager

A Sports Interactive e a Eidos estabeleceram uma parceria que lhes permitiu criar o Championship Manager. No entanto, após a separação das empresas, a Sports Interactive lançou o Football Manager, o único jogo de gerenciamento que ainda vale a pena jogar hoje em dia.

Na série Football Manager, o futebol é levado muito sério. Ao contrário do FIFA, eles vão muito além de simplesmente colocar jogadores profissionais em campo. A profundidade tática disponível para os treinadores é absolutamente insana, permitindo que você crie suas próprias estratégias.

A edição de 2011 é uma das melhores. Ela foi a primeira a adicionar um mecanismo 3D completo. Com ele, você podia acompanhar o resultado das suas negociações em tempo real. Foi a primeira vez que se pôde assistir a cada passe, chute, drible e erro de goleiro em uma partida.

Entre as novidades, essa versão contou com coletivas de imprensa. Esse pequeno detalhe serviu para construir ainda mais um universo de futebol assustadoramente real, que contava com nada menos que 117 ligas.

Os detalhes no Football Manager vão até a condição do campo em pequenas partidas da liga secundária. É possível definir horários de treinamento, contratar e demitir funcionários, observar jogadores, organizar amistosos e negociar com o presidente. Não há essencialmente o que você não possa fazer nestes jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top