A EA Sports, desenvolvedora do FIFA 23, anunciou nesta quinta-feira o ídolo francês Zinedine Zidane como o novo embaixador do FC Futures, projeto em parceira com a Uefa. O programa busca democratizar o acesso à práticas de treino profissionais no universo do futebol através de conteúdos gratuitas e incentivar o esporte de base.
A nova parceria foi anunciada em uma sessão de treinamento comunitário com crianças locais no complexo de Zidane, o Z5, em Marselha, na França. A ação também contou com a presença supresa do também ex-jogador David Beckham.
— Eu cresci jogando futebol na praça do meu complexo residencial em La Castellane, em Marselha. Nessa época, não havia campo de futebol e o acesso a treinamentos era pouco. Nossos jovens jogadores, jogadoras, treinadores e treinadoras precisam de apoio. Esta parceria com o Z5 e meu papel como embaixador do FC Futures visa a fornecer mais recursos e acesso da comunidade ao futebol de base para crianças — disse Zinedine Zidane.
O programa fornecerá às equipes locais transporte, acesso ao campo, horas comunitárias e treinamento nas instalações do Z5. Além disso, o FC Futures também criará uma biblioteca de vídeos de acesso gratuito, produzida em seis idiomas com a ajuda de treinadores e treinadoras especializados da UEFA. Todo material estará disponível no canal do EA SPORTS FC no YouTube.
Os treinos irão misturar vídeos e imagens dos Jogos de Habilidade, exercícios e orientações, baseadas em habilidades fundamentais do futebol, incluindo passes e recebimentos perceptivos, drible com controle, defesa 1v1 e precisão de finalização. O objetivo é que jogadores, pais e treinadores tenham acesso ao conteúdo e possam realizar sessões de treinamento de qualquer lugar, com instruções profissionais.
A primeira atuação do FC Futures foi na Inglaterra, com o ídolo do Arsenal Ian Wright. O projeto instalou uma escolinha em um bairro carente no sul de Londres, em parceria com a Football Foundation, Premier League, FA e governo britânico. Chamada de Rocky e Wrighty Arena, o espaço foi nomeado em homenagem ao jogador.
Via: GloboEsporte.com