Home / FIFAMANIA News / Conteúdo PT BR – Curiosidades e Surpresas a caminho

Conteúdo PT BR – Curiosidades e Surpresas a caminho

Postado em

Apesar de não ser unanimidade entre os jogadores, não podemos deixar de notar que o conteúdo PT-BR de FIFA vem evoluindo a cada ano. O cuidado e atenção que a Electronic Arts vem dando a este conteúdo é de longe o melhor após o conteúdo original em Inglês, despertando interesse inclusive no público lusitano, com muita procura para compra da versão BR.

Caio Ribeiro e Tiago Leifert – A dupla inseparável de FIFA. (foto: divulgação)

O FIFAMANIA News, entrevistou com exclusividade, Daniel Perassolli, Jornalista, Coordenador de Localização e Diretor de Áudio da série FIFA. Em um bate papo descontraído, Daniel deixo escapar que muitas surpresas ainda estão por vir (como foi a do Halloween, onde a dupla de narradores Tiago Leifert e Caio Ribeiro, fazem uma brincadeira em tom “sinistro” com o Dia das Bruxas).

Segue abaixo a íntegra da entrevista:

Daniel, apresente-se para os Fifeiros por favor.

Sou jornalista, palmeirense, tenho 35 anos e trabalho com localização de jogos há 11, quando pouquíssimos títulos eram lançados no Brasil em português. O primeiro jogo em que trabalhei, pela Quoted Localização e Tradução, foi o FIFA 04. Hoje sou coordenador de localização/testes e diretor de áudio da série FIFA trabalhando para a EA em conjunto com a equipe Quoted. Nesse período, tive a honra de trabalhar com várias duplas de narradores na série: Milton Leite/Rogério Vaughan, Éder Luís/Neto, Nivaldo Prieto/Paulo Vinícius Coelho e Tiago Leifert/Caio Ribeiro.

Quando surgiu a ideia de fazer a localização em PT-BR?

O FIFA foi uma das primeiras séries a ter localização em Português do Brasil, o primeiro produto localizado foi o FIFA 99. Por uma questão de reorganização interna da EA, tivemos um hiato no FIFA WC 2010, FIFA 11 e FIFA 12. A volta da localização a partir do FIFA 13 foi uma demanda do próprio mercado brasileiro, que cada vez mais exige jogos localizados.

Como surgiu o nome da dupla Tiago Leifert e Caio Ribeiro?

Foi uma decisão conjunta da EA e da Warner. E uma escolha natural quando foi decidido fazer uma narração brasileira novamente. O Tiago é fã declarado do FIFA há muito tempo e gente já sabia que traria uma combinação única de talento, popularidade, conhecimento do jogo e paixão pelo trabalho. O mesmo vale para o Caio: é um comentarista respeitado, jovem, que fala a língua do público do FIFA e tem uma química incomparável com o Tiago. O que a gente vê no Globo Esporte e no FIFA são exatamente o que eles são quando a câmera ou o microfone estão desligados. Não é nada fingido ou forçado, e acredito que por isso funciona tão bem em tudo que eles fazem juntos.

Como e onde são gravadas as falas e a narração?

O primeiro passo é a produção do script. Recebemos uma referência dos contextos em inglês, mas nada é traduzido. Tudo é escrito do zero já pensando nos dois, porque falas traduzidas obviamente nunca funcionariam aqui no Brasil, que tem um estilo de narração de futebol próprio e completamente diferente do que acontece no inglês. Com o script pronto, o Caio e o Tiago vão ao estúdio que sempre usamos em São Paulo. Durante as gravações, têm total liberdade para dar o toque deles ao texto, e uma das minhas funções como diretor é justamente garantir que eles mantenham a entonação e o conteúdo certos para o contexto, porque muitas vezes eles acabam mudando completamente o roteiro e isso precisa funcionar no jogo. Então, os arquivos são editados, equalizados e enviados para a EA de Madrid, na Espanha, onde é feita a integração do conteúdo localizado de todos os idiomas ao jogo.

Como é o ambiente durante as gravações? 

O ambiente é fantástico. Passamos horas e horas fechados no estúdio durante meses, o trabalho é cansativo, longo e teria tudo para ser incrivelmente chato, mas é exatamente o contrário. Os dois, eu e o Charles Dalla, engenheiro de áudio, criamos uma relação de respeito mútuo e confiança tão grande que muitas vezes basta um olhar ou sinal para que todos saibam o que o outro quer dizer. Só tenho coisas boas a dizer de todas as duplas que trabalhei em todos estes anos, mas a garra, paixão e química que o Tiago e o Caio mostram não têm comparação. Acho que nenhum outro narrador do mundo conhece tão bem o jogo e os modos do FIFA como o Tiago, por isso ele tem muita facilidade para mentalizar o que vai acontecer na tela quando o áudio que ele está gravando for disparado.

Nas paradas para descanso que fazemos a cada meia hora, conversamos sobre tudo: futebol, música, games e até sobre os filhos. O dia da última gravação, que deveria ter um clima de alívio, acaba sendo até triste para mim, que no dia seguinte já fico com saudades da correria e dos momentos que me divirto muito ao lado dos três. E fico muito feliz porque posso dizer que além da honra de trabalhar com dois profissionais tão bons e famosos, ganhei dois amigos incríveis com quem mantenho contato constante mesmo fora da época de produção do jogo.

Muitas risadas e histórias durante as gravações?

Histórias são várias. Uma das coisas mais legais é que o Tiago nunca avisa o Caio quando vai mudar o texto, então a resposta dele acaba sendo completamente espontânea e de surpresa. Muitas vezes precisamos interromper a gravação porque ninguém consegue parar de rir. Por exemplo, o Tiago mudou um texto sobre a carreira do Caio para uma pergunta: “Você acredita em sacis”? Ele tirou isso da cabeça dele na hora e o Caio ficou completamente sem reação. E essa fala foi para o jogo. Também nunca esquecemos a luta do Tiago para convencer o Caio a elogiar a beleza do Cristiano Ronaldo. Com a tecnologia que temos hoje, poderíamos gravar os diálogos entre eles em dias separados, mas isso nunca foi uma opção justamente para não perder a química que eles mostram quando estão juntos.

Um caso engraçado foi “a voz no fone do Tiago”. Em uma determinada fala, ele jurava que tinha escutado uma voz no retorno do fone dele, e que seria necessário refazer. Repetimos a frase várias vezes e no som ambiente do estúdio e no fone do Caio, não escutávamos nada. Ele foi extremamente zoado por todo mundo até convencer todos a usar o fone dele. Realmente, havia um som que parecia a de uma voz abafada no fundo que só saía no fone dele, o que não fazia nenhum sentido tecnicamente porque todos os canais de áudio estavam abertos e a frequência no headset do Caio era exatamente a mesma e deveria captar a mesma coisa. Uma coisa estranhíssima que começamos a chamar de “o Fantasma do FIFA”, que passou a ser o responsável oficial por tudo o que acontecia de errado em algumas tomadas, como chiados do microfone ou interferências de celular que apareciam mesmo com todos os aparelhos desligados. E o melhor ainda é que durante um intervalo eu comentei em voz alta que o fantasma não aparecia há algum tempo e que estava tudo até tranquilo demais, e a energia elétrica do estúdio caiu no exato instante em que eu terminei a frase.  Foi sensacional e rimos muito.

 O que você pode falar sobre a continuidade da dupla?

Estamos extremamente satisfeitos com o trabalho deles. A metalinguagem que eles fazem, de literalmente falar com quem está com o controle na mão, fez muito sucesso entre os fãs e virou referência para a produção do FIFA no mundo inteiro. Queremos que eles fiquem por muitos e muitos anos, mas claro que isso depende de questões contratuais. Notícias sobre isso serão anunciadas no devido tempo.

 Pode contar algumas surpresas por vir? (como a narração do halloween)

Se eu contar, estraga a surpresa! Mas posso adiantar que outras datas especiais terão frases como as do Halloween, que a comunidade simplesmente adorou. Também sugiro que os jogadores experimentem disputar Copas, digamos, menos badaladas, como a Copa da Áustria ou o Johnstone Paint Trophy, na Inglaterra, que receberam um tratamento todo especial dos dois. Além disso, o Tiago e o Caio deixam vários “easter eggs” na narração. Por exemplo, imitando a voz de outros narradores da Globo em alguns bordões. Quem escuta o Tiago dizendo o nome do Romarinho no ataque, percebe a piada na hora. Ele também faz citações a outros profissionais que admira, como ao falar “Como diria um grande amigo meu, temos um jogo!” quando um time está perdendo por dois gols de diferença e diminui o placar. É uma referência ao Everaldo Marques, da ESPN, que realmente é amigo do Tiago. São detalhes que realmente deixam a narração deles totalmente única e completa.

Caio, Daniel e Tiago (foto: arquivo pessoal)
Caio, Daniel e Tiago (foto: arquivo pessoal)

2 comentários “Conteúdo PT BR – Curiosidades e Surpresas a caminho

  1. Eu no início torci o nariz com a narração, mas com o tempo vc acostuma e vê que é sim uma boa narração. O maior problema inicialmente é o timbre de voz do Thiago (muito diferente de um narrador) e isso acaba “assustando” quem ouve pela primeira vez, mas após alguns jogos fica de boa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top